Caferana: tem um pé na Rua Pedreira de Freitas

Nativa das Américas, essa é uma fruta é muito curiosa porque, quando bem madura, tem gosto de manteiga de amendoim.

Na Rua Pedreira de Freitas, altura do número 1.058, tem um pé de Caferana, uma frutinha vermelha que, podem acreditar, tem gosto de manteiga de amendoim, Tanto que, em inglês, é conhecida popularmente como “peanut butter fruit”. Conversando com moradores ali em volta, descobri que aquela árvore foi plantada há mais de 40 anos por um moradores que ganhou a muda como se fosse muda de guaraná.

Pé de Caferana na Rua Pedreira de Freitas. Foto: Vanessa de Sousa Fernandes

A história faz todo sentido porque essa é uma confusão bem comum, tanto que um dos nomes populares da planta é falso guaraná. O gestor ambiental Guilherme Ranieri, que assina o blog Matos de Comer e é conhecedor de PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais), conta que comprou muda de caferana como se fosse de guaraná.

O nome científico é Bunchosia armeniaca, já os populares são inúmeros: cereja, ameixa do peru, cereja espanhola, ameixa, fruta manteiga de amendoim, caferana, além do já citado falso guaraná. É da mesma família da acerola e a origem dela é a região dos Andes da Colômbia, Equador, Peru e Bolívia, mas ela se dá bem no no nosso clima e geralmente frutifica entre fevereiro e março.

Essa é a fruta da Caferana ainda verde. Quando madura, ela fica bem vermelha. Foto: Vanessa de Sousa Fernandes

Quem quiser conhecer, é só passar lá na Pedreira de Freitas e olhar pra cima. O pé está bem alto. Se conseguir pegar umas frutinhas de baixo, mesmo que alaranjadas, leve pra casa porque elas amadurecem fora do pé. E podem plantar as sementes que elas viram mudas rapidinho. Só não vale sair por aí dizendo que é Guaraná!

Deixe uma resposta