Onde estão os coworkings do Tatuapé?

São Paulo tem mais de 200 coworkings. Alguns deles (não muitos, é verdade!), estão no Tatuapé e o Conexão mostra quais são e explica um pouco sobre esse universo do compartilhamento do espaço de trabalho.

O mundo do trabalho mudou. Cada vez mais as pessoas empreendem ou prestam serviços sem precisar estar fisicamente na sede da empresa. Essa maneira remota de trabalhar criou o nicho de mercado dos coworkings: os espaços de trabalho compartilhados. Cada um tem a sua forma de funcionamento. Em geral, eles permitem que um empreendedor autônomo ou trabalhador freelancer alugue uma estação de trabalho por hora, dias ou meses, e também que empresas instalem suas equipes dentro do coworking. Isso depende muito do espaço e do modelo negócios escolhido. Alguns, inclusive, são temáticos, como por exemplo aqueles que só têm como residentes empresas de cunho social ou da área médica.

Seja qual for o caso, é preciso estar aberto ao ecossitema da colaboração, em que muitas paredes são derrubadas para que as pessoas convivam e troquem ideias e experiências. Os benefício são muitos para quem está no mercado de trabalho. Além de custos mais baixos, a possibilidade de expandir a rede de contatos é latente e pode fazer a diferença na vida profissional. Diferente do que acontece em uma empresa tradicional, em um coworking as pessoas convivem com gente de outras empresas, com especialistas em outras áreas em um sistema de troca que só tem a acrescentar.

Um pouco de história

O termo coworking foi criado em 1999, mas começou a ser usado em 2005 em São Francisco, nos Estados Unidos. No Brasil, esse modelo de escritório vem crescendo gradativamente e, em São Paulo, estima-se que existam 273 coworkings, segundo o Censo Coworking Brasil 2018. A maioria está concentrada no centro e nas zonas sul e oeste. Mas a região do Tatuapé e Anália Franco já tem algumas opções para quem procura novos espaços de trabalho. E são elas que listamos a seguir:

Exit Coworking
Possui planos diários ou mensais, com espaço para empresas que querem que sua equipe trabalhe dentro de um coworking.
Rua Restinga, 113 – sala 1606
Tel.: 2092-3729

Start in office
Possui planos diários e mensais, sala de reunião e espaço para eventos.
Rua Catiguá, 159, cj 921
Tel.: 4878-1212

My Place Office
Dispõe de espaços privativos ou compartilhados para autônomos ou empresas. Os planos são mensais.
Rua Padre Adelino, 2074, cj 121 e 122
Tel.: 4890-2400

Ecowork
Coworking especializado em espaços para reuniões e treinamentos. As locações são feitas por hora.
Rua Martim Soares, 219 – sala 2

Deixe uma resposta